Ícaro Companhia de Dança e Artesofia Produção Cultural realizam oficinas e workshops, naAcademia Deborah Barreto, em São José dos Campos OFICINA DE TEATRO MUSICAL Público Alvo: Jovens (a partir de 12 anos) e adultos Carga Horária: 64 horas Sábados De 21 de maio a 02 de julho/2011 Investimento: R$ 750,00 por pessoa + taxa de figurino e ingressos da montagem de “Pocket” ao final do curso. Proposta - Desenvolver o aprendizado de técnicas de atuação, canto e dança que são exigidas na montagem profissional de espetáculos de Teatro Musical no Brasil. Temas abordados - História do teatro musical e como ele chegou aos Estados Unidos e no Brasil / Ator de musical não é só marionete. É também criador. / Análise de texto teatral e análise de texto de teatro de musical: principais diferenças / Jogos dramáticos / Técnica vocal para teatro musical / Percepção musical, jogos e exercícios para "abrir o ouvido" / Ensaio dos "ensambles" vocais / Interpretação no canto / Prática de conjunto Docente Teatro - Marcos Ferraz: envolvido com teatro musical na cidade de São Paulo, escreveu o espetáculo “Sessão da Tarde Remix”, sucesso de público e crítica. Escreveu o seriado “Mothern”, sucesso de crítica na GNT (Globo). Formado no Teatro Escola Célia Helena, como roteirista desenvolveu trabalho na Cia de Teatro Rock: “A Sessão da Tarde ou Você Não Soube Me Amar” (indicação melhor autor prêmio Coca-Cola Femsa); “Lado B – Mudaram As Estações”; “Na Cama Com Tarantino”, entre outras. Na TV é roteirista de “Mothern” (GNT), “A Borboleta Sem Asas” (Tv Cultura) e “Descolados” (MTV). Como ator seus últimos trabalhos de teatro foram: “17X Nelson” de Nelson Rodrigues com direção de Nelson Baskerville; “Mano” texto e direção de Naum Alves de Souza; “Na Cama com Tarantino” de Marcos Ferraz e direção de Marcos Okura; “Onde Está o Nino” de Flávio de Souza e direção de Mira Haar. Docente Música - Beatriz De Luca - Bacharel em Composição e Regência pela UNESP – Universidade Estadual Paulista. Estudou regência com Roberto Tibiriçá, Samuel Kerr, Abel Rocha e Jorge Salim. Participou de masterclasses de regência com Eric Whitacre (Estados Unidos), Sérgio Igor Chnee, Osvaldo Ferreira (Portugal) e Hans-Peter Schurz (Alemanha). Seus principais professores de composição e orquestração foram Flô Menezes, Abel Rocha, Edson Zampronha, Achille Picchi, Eduardo Escalante e Jorge Kaszás. Participou de diversas montagens de Teatro Musical, e dirigiu o espetáculo de “Pernas para o ar”, protagonizado por Cláudia Raia em 20 09/2010. Docente Dança - Hellen de Castro - Bailarina, cantora e coreógrafa, formada em Ballet Clássico pela Escola Municipal de Bailado. Especializou-se em Jazz e Sapateado. Estudou música na Universidade Livre de Música Tom Jobim (ULM) e canto com Ronnie Kneblewski. Aprimorou sua dança em Paris, Roma, Madri e Londres onde cursou Modern’Jazz, Street-Jazz e Ballet Clássico. Participou de diversos espetáculos, entre eles: Espetáculo Musical de Claudia Raia ‘Pernas pro ar’ apresentado nas principais capitais do país, Musical da Disney no Brasil - Tarzan; a peça ‘Toda Nudez será Castigada’ de Nelson Rodr igues; e o Musical ‘Only Broadway’ direção de Fernanda Chamma. ....................................................................................................................................... WORKSHOP DE DANÇA CLÁSSICA: REPERTÓRIO E PAS DE DEUX Carga Horária: 64 horas De 21 de maio a 02 de julho/2011 Público Alvo: jovens a partir do 6º. Ano de Ballet Clássico, Bailarinos profissionais Investimento: R$ 450,00 por pessoa + taxa de figurino e ingressos da montagem de “Suíte de La Bayadére” ao final do curso. Proposta - Interação e vivência com as técnicas de dança clássica avançada, procurando desenvolver o aluno para a participação em audições profissionais. Contato com trechos de Ballets de Repertório e sua importância histórica. Convivência com profissionais da Ícaro Cia de Dança e participação em apresentação de Suíte de La Bayadére. No curso de Pas de Deux ensinam-se as técnicas particulares da dança de casal, discutindo os principais movimentos de acordo com a obra explorada, e também com a aptidão física de cada bailarino. Além disso, conscientiza os bailarinos da importância dos movimentos na execução de saltos, portés, e como ele precisa estar pronto para o auxílio aos movimentos da bailarina no palco. Direção Geral: Glauco Fernando – formado pela Prof(a) Silvia Cibele, através do Silci Ballet em Ballet Clássico, repertório e Pas de Deux, especializou-se com diversos professores e instrutores, dentre eles: Ilara Lopes, Jorge Peña, Kátia Rocha, Ana Guedes, Jorcir Rodrigues, Victor Aukstin, Izaura Guzman, freqüentando diversas escolas nacionais e internacionais, dentre elas a Escola Municipal de Bailados da Cidade de São Paulo, Escola Acadêmica e Coreográfica do Ballet Bolshoi em Moscou e também, Centro Prodanza em Havana. De Outubro a Dezembro de 2002, fez aulas de Ballet Clássico no CISNE NEGRO, com os Professores Angela Nolf, Neide Rossi e Sérgio Marshall, durante a montagem do Espetáculo “O QUEBRA-NOZES”. É Diretor Artístico e Coreógrafo da Ícaro Cia de Dança desde abril de 2005, tendo sido premiado em diversos festivais no Estado de São Paulo com o conjunto coreográfico do espetáculo Bach Barock Brasilien (Em turnê pelo interior do estado de São Paulo). É parecerista do MinC – Ministério da Cultura na área de dança, teatro, música popular e prestação de contas desde janeiro/2010. ....................................................................................................................................... WORKSHOP “DANÇA E IDENTIDADE” Carga Horária: 12 horas De 28 de maio a 25 de junho/2011 Público Alvo: educadores, bailarinos, dançarinos, atores e outros profissionais que buscam identidade com a dança contemporânea Investimento: R$ 350,00 por pessoa Objetivo - promover uma nova dimensão com o corpo, a dança e a intencionalidade de ser e estar no mundo. Proposta: Repensar o corpo, como sendo este uma síntese do universo, e que nele estão todas as relações e de alguma forma todas as proporções universais estão contidas no corpo, e é precisamente nessa infinidade de atributos, funções e possibilidades que faz do corpo um verdadeiro mistério e ponto de partida para um trabalho de pesquisa, imprescindível para o individuo e para a sociedade em nossa contemporaneidade. Dentro deste objetivo está implícito o trabalho de reflexão sobre o que vem a ser “Diversidade Cultural”, entendida como construção, ela pode assumir um papel de dinamismo social, capaz de enriquecer a condição humana e suscitar novas relações e ntre a memória, a criatividade e a inovação. Artista Docente: Fábio Villardi – profissional com vasta experiência no processo investigativo de dança contemporânea, é artista plástico, e possui licenciatura plena em filosofia. Permaneceu no Ballet Stagium por 28 anos, participando ativamente como professor, coreógrafo e assistente de direção. Fez aulas com nomes importantes da dança nacional e internacional: Marika Gidali, Décio Otero, Milton Carneiro, Geralda Bezerra, Ricardo Ordones, Liliane Benevento, Ismael Guiser, Amallia Louzano , Clarisse Abujanra, Nancy Rinaldi, Ruth Rachou, Jane Blauth, Tati ana Leskova, Yara Von Lindelau,Hector Zaraspe, Milton Méier, Jenifer Muller , Betina Belomo, Oscar Arraiz, Dudude Herman, Ivonice Satie - Sonia Mota - Marcos Verzani. Possui sólida experiência na aplicação de Projetos Sociais de inclusão pela dança, executados na Fundação CASA (antiga FEBEM). Desde 2009 participa do Dança Vocacional junto à PMSP e assume a sua coordenação pedagógica em agosto de 2010. .................................................................................................................................................. OFICINA – COMO FORMATAR PROJETOS PARA A LEI ROUANET: 8383/91 Carga Horária: 12 horas Dias sextas-feiras 20 e 27 de maio/2011 Público Alvo: Artistas, Produtores Culturais, Administradores, Advogados e demais profissionais envolvidos na construção e concepção de projetos artísticos, com objetivo final de inscrição na Lei Rouanet. Investimento: R$ 150,00 por pessoa – inclui material didático Objetivo: Capacitar pessoas para a concepção, construção orçamentária e inscrição de projetos junto ao MINC (Ministério da Cultura) de acordo com o sistema Salic-WEB, além de discutir as principais mudanças do sistema da Lei em vigor. Programa - Idealização do Projeto / Aspectos Jurídicos e Orçamentários /Aspectos de Marketing e Comunicação Prestação de Contas / Perspectivas de Gestão da Cultura no Brasil (Âmbito Federal) Especialista - Flávio Freitas é administrador de empresas, e atualmente está cursando MBA em Entidades Culturais e Criativas na Anhembi Morumbi. Cursou MBA em Recursos Humanos na USP e especializou-se em temas de Gestão Empresarial ligados a Finanças e Qualidade de Vida no Trabalho, áreas em que atua também como Consultor. Fala fluentemente inglês e francês e apaixonou-se por ballet depois de uma viagem à Europa (2000). Desde então, se dedica à produção de dança clássica, com a Ícaro Companhia de Dança, onde teve a oportunidade de desenvolver-se profissionalmente na particularidade de produção executiva para dança, bem como entender o processo de criação exigido por essa arte. Fundou em 2007 o Instituto Artesofia, entidade sem fins lucrativos que busca a conservação do patrimônio artístico mundial e da arte brasileira em seu contexto. É parecerista das áreas de dança, teatro, música popular, música clássica e prestação de contas junto ao MinC – Ministério da Cultura desde janeiro de 2011. Serviço Oficinas e Workshops realizados pela Ícaro Companhia de Dança e Artesofia Produção Cultural na Academia Deborah Barreto Início – Dia 21 de maio/2011 (sábado – das 9h às 18h) Término – Dia 08 de julho/2011 Matrículas e Informações: Academia Deborah Barreto – Rua México, 73 – Vista Verde – São José dos Campos Fone: (12) 3929-7797 Pagamento – Através de Cheque / Boleto Bancário 20% de desconto para alunos da Academia Deborah Barreto
Contato com a produção: Flávio Freitas – Fone (11) 7629-8585 – flavio.freitas@artesofia.com.br |